terça-feira, 29 de novembro de 2011

Waldick: Sempre no Meu Coração



A atriz Patrícia Pillar demonstra talento na direção com o documentário Waldick: Sempre no Meu Coração, sua primeira experiência por trás das câmeras. O filme apresenta aspectos da vida pessoal, e o prazer em recitar versos, do introspectivo músico do interior baiano. O selo Coleção Canal Brasil, criado no intuito de privilegiar a divulgação de filmes nacionais (documentários e ficção), lançou o DVD do documentário em agosto e pretende distribuir 14 títulos até o fim de 2011.

A partir de 2005, Patrícia Pillar decidiu acompanhar o cantor em shows pelo sertão do Ceará, Bahia e São Paulo. Com uma pequena equipe de filmagem, Patrícia mesclou imagens das apresentações e entrevistas com pessoas que passaram pela vida do músico.

Tecnicamente, os méritos da obra são incontestáveis. Enquanto o automóvel percorre uma estrada de interior, o plano detalhe no chapéu preto – acessório marcante na indumentária do cantor – ilustra a abertura de Waldick: Sempre no Meu Coração. A fotografia que mostra a luz dura do sertão, os planos próximos nos rostos dos entrevistados, e a subjetividade dos quadros que compõem imagens de shows, comprovam a habilidade de Patrícia Pillar em manter-se próxima ao personagem, centrada no vínculo íntimo com uma figura marcada por diversas nuances.

Melancólico, romântico, reflexivo ou cafajeste, beberrão ou solitário? O músico que se vestia de preto por causa do apreço pelo herói Durango Kid era uma figura humana interessante, justamente por não se ater a uma ou outra categoria. Era vasto e pulsante, como sua própria vida.

Mulherengo, não se sabe, ao certo, quantas mulheres amou (ou se de fato amou alguma), mas muitas passaram por sua vida, encantadas pelos sábios versos de um trovador que não gostava de ser chamado de ‘brega’, ou ‘cafona’. Identificava-se como cantor romântico. Waldick vivia como numa espécie de roadie movie, em eterno movimento, sem prender-se a amores duradouros. Antes de ser estrela da música romântica, Waldick Soriano foi engraxate, lavrador e garimpeiro. Gravou o primeiro disco nos anos 1960, em São Paulo, e ao longo de 18 anos mais de 28 LP´s foram lançados.


Waldick: Sempre no Meu Coração – 58 min
Brasil – 2009

Direção: Patrícia Pillar
Roteiro: Patrícia Pillar, Fausto Nilo, Quito Ribeiro

FONTE: http://www.cinemanarede.com/2011/09/critica-waldick-sempre-no-meu-coracao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto