sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Teatro do Oprimido - TO








Tiveram início, no dia 24 de setembro de 2011, as oficinas de Teatro do Oprimido - TO, promovidas pelo projeto SuperAção. As oficinas estão sendo realizadas todos os sábados, no horário de 9h às 13h, na Escola Estadual Dom Otávio, situada na Rua A-20, Cj. Benedito Bentes I – Tabuleiro dos Martins, ministradas pelos multiplicadores Udson Pinheiro e Graça Cavalcante, que estão compartilhando a metodologia do TO com os adolescentes participantes, dentre eles alunos da própria escola e moradores do Benedito Bentes e de comunidades circunvizinhas.
O TO é uma metodologia, criada pelo teatrólogo Augusto Boal, que compreende a aplicação de exercícios, jogos e técnicas teatrais que fazem parte do seu arsenal, resultando na construção de uma cena de Teatro-Fórum, que será apresentada para a comunidade no término do projeto a fim de levantar discussões sobre uma determinada situação de opressão e encontrar, junto com o público, alternativas para o enfrentamento e a solução dessa questão apresentada.
O SuperAção conta com produção de Milla Pasan, que acompanha de perto todo o trabalho que está sendo desenvolvido. As inscrições foram realizadas de forma gratuita, e durante todo o período das oficinas e construção da cena, os participantes estão vivenciando o processo de compartilhamento e enfrentamento das suas opressões, preparando-se para a etapa final, que é a construção de diálogos nas suas próprias comunidades. No momento atual, eles encontram-se em fase de ensaios da cena e confecção de cenário/ figurinos para a apresentação.
A previsão de término desta etapa do SuperAção é em novembro, quando acontecerá a apresentação da cena em diversos espaços da comunidade, a serem posteriormente divulgados, levantando junto ao público discussões sobre a história apresentada, a fim de encontrar alternativas para superar a sua condição de oprimido. A história a ser encenada será a dramatização de uma história real de opressão, vivenciada por um dos participantes, e por eles escolhida, passando então a pertencer a todo o grupo. O público vai assistir a peça encenada e, ao final de cada apresentação, os espectadores, neste momento denominados espect-atores, serão convidados a entrar em cena e substituir o protagonista, mostrando alternativas aos problemas encenados.O objetivo é promover o comportamento ativo e interventivo nas pessoas, fazendo-as pensar sobre a opressão e principalmente agir para enfrentá-la, solidarizando-se com a situação mostrada na cena e apropriando-se dessa condição, reconhecendo-a como sua também. A partir daí, as pessoas começam a sentir desejo de agir, de apresentar alternativas para transformar a realidade.
O projeto “SuperAção - Construção de diálogos através do Teatro do Oprimido” é patrocinado pelo Ministério da Cultura por intermédio do Programa Mais Cultura, e pelo Ministério da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Secretaria Nacional de Segurança Pública e Governo Federal, sendo um dos poucos projetos em todo o Brasil aprovados com nota máxima em todos os quesitos no edital Microprojetos Mais Cultura para Territórios de Paz. O SuperAção conta, ainda, com o apoio da Escola Estadual Dom Otávio e suporte metodológico do CTO – Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro.











Um comentário:

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto