segunda-feira, 19 de março de 2012

QUARESMA: TEMPO DE CONFISSÃO...



Por: » Rodrigo Rios é diácono e jornalista
Foto: Beto Souza


Estamos vivenciando um tempo de preparação para a Páscoa, ao qual chamamos de Quaresma, por ser um retiro de quarenta dias em que a Igreja clama pela intensidade do jejum, da caridade e da oração. Neste tempo, as filas do confessionário aumentam, pois os fiéis desejam celebrar a paixão, morte e ressurreição reconciliados com Deus.

É interessante notar que em contrapartida, existem ainda inúmeras pessoas ditas “religiosas” não reconhecedoras do valor do sacramento da reconciliação e outras que tratam a confissão com profundo desdém. Provavelmente o leitor deve ter escutado ou mesmo ser adepto da ideia “confesso-me diretamente com Deus”. E então, as páginas do Evangelho se rasgam...

Sim, inúmeros textos das Sagradas Escrituras colocam o mandato de Jesus Cristo aos seus apóstolos para perdoarem os pecados, basta ler Jo 20, 22-23; Mt 9,6; Mt 18,18; 2 Cor 5,18. No tempo hodierno, seus sucessores (bispos) e colaboradores (padres) continuam essa missão. São fundamentos claros da vontade de Deus para nós.

Algumas vezes questionei alguns amigos que não acreditam na confissão. “Como vocês sabem que Deus vos perdoou?”. E eles respondiam apenas que “achavam” terem sido perdoados, pelo fato de Deus escutar a oração.

Refleti então no valor do sacramento. Na confissão realizada com um padre, não se acha que houve o perdão. Tem-se a certeza! E esta é uma experiência na qual quem a faz se sente tão agraciado que mal consegue expressar.

Atualmente, a Igreja Católica vive um novo despertar do Sacramento da Confissão, afirma Dom Gianfranco Girotti, oficial vaticano, ao falar neste mês em um seminário de especialização na confissão onde participaram em Roma mais de 700 sacerdotes de 84 países. Ainda, segundo o prelado, apesar de a sociedade experimentar um persistente enfraquecimento do sentido do pecado, “nos últimos tempos muitos fiéis vivem o sacramento dentro de uma nova dimensão”.

De fato, só quem se reconhece pecador é capaz de acreditar na força graça de Deus manifestada na misericórdia deste Sacramento.

Porém, analisar-se, exige maturidade, exige honestidade... por isso, quem se confessa, se reconcilia e cresce espiritualmente. Por que? Porque se encontra em Deus. 


http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=198497

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto