quarta-feira, 21 de março de 2012

DANCIN' DAYS

No meu aniversário, ganhei o Box da novela e estou assistindo. Vale muito a pena conferir.




Trama/ Personagens:
- Dancin’ Days conta a história de Júlia Matos (Sônia Braga). Acusada de atropelar e matar um guarda-noturno, a personagem é condenada a 22 anos de prisão. Depois de cumprir metade da pena, ela consegue sair em liberdade condicional. Júlia tenta de todas as formas levar uma vida normal e se livrar do estigma de ex-presidiária. O primeiro desafio da personagem é reconquistar o amor da filha, Marisa (Glória Pires). A menina foi criada pela irmã de Júlia, Yolanda Pratini (Joana Fomm), e o seu marido Horácio (José Lewgoy), um casal conhecido da alta sociedade. Mas Yolanda, com medo de perder a sobrinha, dificulta a aproximação entre mãe e filha. A rivalidade entre as duas irmãs é o tema central da trama.
- A novela conta também a história de Franklin (Cláudio Correa e Castro), um advogado de sucesso, casado com Celina (Beatriz Segall). Franklin é pai de Beto (Lauro Corona) e Cacá (Antonio Fagundes). Cacá é um diplomata decepcionado com a profissão, que seguiu essa carreira por influência da mãe. É por ele que Júlia Matos se apaixona na história. Beto, o irmão mais novo, é o namorado de Marisa.
- Para se aproximar da filha, Júlia chega a usar uma outra identidade. Marisa, porém, é uma adolescente mimada, com temperamento rebelde e não recebe bem a mãe. Influenciada por Yolanda, a menina decide se casar com Beto. Júlia fica inconformada com a decisão da filha e, no dia do casamento, aparece bêbada na igreja, provocando uma grande confusão. Como estava em liberdade condicional, ela é novamente presa.
- Algum tempo depois, Júlia volta à liberdade, dessa vez, decidida a mudar completamente sua vida. Ela se casa com Ubirajara (Ary Fontoura), um homem rico e apaixonado por ela. Os dois viajam para a Europa e, quando a personagem retorna ao Brasil, é uma outra pessoa. A cena que marca a sua mudança acontece no capítulo 79, quando é inaugurada a discoteca Frenetic Dancin’ Days, do personagem Hélio (Reginaldo Faria). Numa das seqüências mais marcantes da novela, a personagem dá um show de dança na pista , ao lado de Paulete, deixando todos impressionados.
- A transformação da protagonista marca uma nova fase na história. O autor Gilberto Braga alterou o destino de alguns personagens. Yolanda, por exemplo, se separa de Horácio. Celina, mãe de Beto e Cacá, morre. E Marisa passa a enfrentar uma série de dificuldades no seu casamento com Beto.
- Outro personagem marcante em Dancin’ Days era Alberico Santos (Mário Lago). Ele, um homem sofisticado, típico morador do bairro de Copacabana, sobrevive das lembranças do passado e conta com a ajuda da filha Carminha (Pepita Rodrigues) para solucionar seus problemas financeiros.
- Apenas no último capítulo, a personagem Júlia consegue se reconciliar com a filha e com o seu grande amor, Cacá. As irmãs Júlia e Yolanda conseguem se entender após uma briga gravada no salão do Hotel Copacabana Palace. Elas se agridem fisicamente, dando tapas e puxando cabelos. No final, se aproximam, se abraçam e, chorando, pedem perdão uma à outra. A briga é uma das cenas mais marcantes da novela.
- Segundo Joana Fomm, durante a gravação da cena, ela e Sônia Braga se envolveram tanto que chegaram a se emocionar de verdade. Até mesmo porque a gravação coincidiu com o final da novela e, logo depois, todo o elenco iria se separar.
- Merece destaque a trama da personagem Áurea (Yara Amaral), uma dona de casa que enlouquece depois da morte do marido Anibal (Ivan Cândido). Internada em uma clínica psiquiátrica, é tratada com choques elétricos. A personagem é salva no final da novela graças ao jovem médico Raul (Eduardo Tornaghi), cujas teses faziam a defesa da chamada antipsiquiatria.
- Com Dancin’ Days, o autor Gilberto Braga inaugurou o seu estilo dramatúrgico, marcado pela crônica de costumes e pela discussão dos valores da classe média e das elites urbanas.

Produção:
- Mário Monteiro assinou a cenografia de Dancin’ Days. Para a trama, ele criou três cenários fixos: a discoteca, o apartamento de Yolanda e a casa de Celina e Franklin. Foram montados também nos estúdios da emissora vários cômodos: 12 quartos, quatro banheiros, 14 salas de jantar, 16 salas de estar, uma loja de antiguidades e uma academia de ginástica. Algumas gravações externas foram realizadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro.
- Os figurinos de Dancin’ Days foram assinados por Marília Carneiro. Para a mudança da personagem Júlia Matos, a figurinista lançou as meias lurex com sandálias de salto alto fino e criou uma calça de jogging de cetim com listras laterais, para completar o visual que consagrou a novela.
- Marília Carneiro chegou a fazer uma visita ao presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu (RJ), para pesquisar a composição do visual da personagem Júlia Matos no início da trama. A atriz Sônia Braga teve os dentes escurecidos para reproduzir a aparência de uma mulher que passou mais de dez anos na penitenciária.

Curiosidades:
- O tema da novela foi sugerido pela autora Janete Clair para Gilberto Braga, depois que ela assistiu a um Globo Repórter sobre a vida de mulheres numa penitenciária.
- Dancin’ Days também foi inspirada em Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta. O filme levou seis milhões de espectadores ao cinema e impulsionou o sucesso das discotecas na década de 1970.
- A Frenetic Dancin’ Days foi inserida na história da novela por causa do sucesso da discoteca criada na Gávea, no Rio de Janeiro, pelo produtor musical e jornalista Nelson Motta.
- A personagem Yolanda Pratini seria interpretada, inicialmente, por Norma Bengell. Porém, a atriz se desentendeu com Daniel Filho, e Joana Fomm, que faria Neide, a empregada de Celina, assumiu o papel. A atriz Regina Vianna foi chamada, então, para interpretar a personagem Neide.
- A novela foi tema de uma reportagem da revista norte-americana Newsweek, em novembro de 1978. A matéria destacava a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores, como, por exemplo, o sucesso das meias coloridas de lurex, na época, entre as mulheres.
- A história de Dancin’ Days mobilizou milhares de telespectadores em todo o Brasil. A novela, além de lançar modismos, acabou promovendo alguns produtos como águas de colônia, sandálias de salto fino e a boneca Pepa, companheira da personagem Carminha. A fábrica chegou a vender 400 mil unidades do brinquedo.
- Em janeiro de 1979, a socialite carioca Leda Castro Neves construiu uma discoteca em sua mansão na Barra da Tijuca e distribuiu convites nos quais conclamava fãs de Dancin’ Days a comparecerem vestidas como os personagens da novela e realizassem o sonho de participar de uma das noites de festa e diversão que eram mostradas a cada capítulo. Dezenas de colunáveis atenderam ao chamado e passaram a freqüentar a mansão dos Castro Neves. As mulheres vestiam peles de onça, calças de cetim, lamês e tecidos prateados semelhantes aos que a protagonista Júlia usava na novela.
- Os telespectadores freqüentemente confundiam com a realidade o que viam nos capítulos de Dancin’ Days. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão. Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo.”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesmo.’”
- O ator Lauro Corona fez a sua estréia nas novelas da TV Globo com Dancin' Days.
- A novela foi apresentada em cerca de 40 países, entre eles: Argélia, Bélgica, Bolívia, China, Colômbia, Espanha, França, Polônia, Portugal e Uruguai. Na Itália, chegou a alcançar um público médio de quatro milhões de espectadores por capítulo. Foi, em 1986, a primeira novela brasileira a ser exibida no México, país com tradição na produção de teledramaturgia. A história foi apresentada pela rede de TV Televisa, uma das principais exportadoras de telenovela para o mercado internacional.
- No Brasil, Dancin' Days foi reapresentada entre outubro e dezembro de 1982.

Trilha Sonora:
- A música de abertura da novela, Dancing Days (“Abra suas asas / Solte suas feras / Caia na gandaia / Entre nessa festa”), foi composta por Nelson Motta e Ruban. Interpretada pelas Frenéticas, a música fez o maior sucesso nas rádios e discotecas de todo o país.
- Os dramas vividos por Sônia Braga no papel de Júlia Matos eram pontuados pelas músicas Amanhã, de Guilherme Arantes, e Antes que Aconteça de Renato Teixeira, interpretada por Marília Barbosa. João e Maria, música de Chico Buarque cantada por Nara Leão, foi o tema do romance entre Marisa e Beto. Outro sucesso da novela foi Copacabana, de Dick Farney, que entoava o saudosismo do personagem Alberico Santos.
- A trilha sonora internacional de Dancin’ Days vendeu quase um milhão de cópias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do meu blog. abraços. beto